Páginas

domingo, 21 de setembro de 2014

Receita do Panelaterapia - Bolo de banana sem açúcar e sem farinha

O blog mais bacana que conheço de culinária é o Panelaterapia, da Tati. São receitas simples e fáceis de fazer e sempre tem uma ideia bacana postada. Outro dia quis fazer um bolo de banana, para mandar para a escola do meu filho no piquenique, que acontece um dia por semana. (Haja ideia !) E lá estava a indicação da receita de um bolo sem farinha e açúcar. Vai aveia ! E aveia é tudo de bom. Sei que peguei meu liquidificar e mandei ver. O bolo ficou delicinha e as Professoras e crianças adoraram. Ele fica pequeno, mas é uma ótima dica para um lanche rápido.


 





 


Minha mãe me telefonou toda maravilhada com esse bolo que ela viu num programa de TV, principalmente porque não leva farinha, nem leite e nem açúcar, e pasmem: é uma delícia e muito simples de se fazer!

Adaptei as quantidades para render uma forma de bolo inglês (e porque eu tenho mania de mudar receitas mesmo). Usei:

- 2 bananas nanicas ( devem estar beeem maduras, quase estragando);
- 1/2 xícara de uvas passas pretas;
- 2 ovos pequenos;
- 1/4 xícara de óleo;
- 1 xícara de aveia (tanto faz flocos finos ou grossos);
- 1 colher (sopa) de fermento em pó.
* Minha xícara medidora tem 220ml.

Bati tudo no liquidificador (deixei o fermento por último), mas se seu liquidificador não for muito potente aconselho a bater os ingredientes mais leves e juntar a aveia e o fermento em uma tigela porque essa massa é bem densa.

Na hora de assar fiquei na dúvida se deveria enfarinhar ou não a forma, então untei e polvilhei farinha de trigo. Acredito que dê para polvilhar com aveia em flocos finos (é que eu só tinha a aveia normal).


Levei para assar em forno preaquecido em 200º por cerca de 35 minutos. 
* O tempo pode variar muito dependendo da marca do seu forno. Faça o teste enfiando um palitinho no centro do bolo, se sair limpo, o bolo está assado. Mas atenção: só abra o forno para o teste depois de 30 minutos para o bolo não murchar.

Observações importantes: 
- Eu não achei propriamente sem açúcar, mas eu colocaria 2 colheres (sopa). Isso vai do gosto de cada um, minha mãe achou perfeito. Também depende do quanto a banana está madura, pois quanto mais madura, mais doce.
- Ele sai do forno bem crescido e depois murcha um pouco, é normal. Mesmo assim permanece super macio e úmido (amei a textura).
- Na hora de servir, polvilhe canela e /ou mel.
Pin It now!

6 comentários:

Michelle disse...

Humm, café da tarde de domingo pede esse bolinho...

VAMOS EMAGRECER JUNTOS? disse...

Nossa que delicia! Pena que só vi agora e não to a fim de ir pra cozinha a esta hora...rs, mas vou me programar pra fazer no próximo final de semana!
Beijo

Yara disse...

kkk na escola do Fefê também tem essas atividades, a receita do bolo já tá guardada na manga :o) eu brinco que isso é gincana maluca, a mãe sai correndo pra cumprir a tarefa. A de amanhã é levar um vaso de violetas pro amigo secreto da primavera. Adivinha qual flor é a que estava mais desmilinguida na floricultura? a violeta, kkk

Ionara Régia disse...

Também adoro o Panelaterapia e suas receitas!!!
Bjs! =)

anderson disse...

ótima receita! Ainda ajuda a perder alguns quilos!

Anônimo disse...

Fiz a receita e ADOREI!!!! O bolo ficou uma delícia e super fofinho... a única coisa é que coloquei 2 colheres de açúcar mascavo, pq. sou meio formiga... Valeu a dica!! bjão