Páginas

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Sobre Direito do consumidor

Se você comprar pela internet, telefone ou compra à domicilio (Avon, Natura ...) você pode se arrepender no prazo de SETE dias a contar da entrega do produto e cancelar a compra. É o chamado direito arrependimento que encontra-se previsto no art. 49 do CDC. Já nas lojas físicas a coisa muda de figura. Lá eles só são obrigados a trocar o produto em caso de "defeito" e no prazo da garantia. Por exemplo, a troca por tamanho ou cor é mera liberalidade do Fornecedor. Troca se quiser. Acho bem melhor comprar pela internet. Se não gostar, devolvo. Normalmente, grandes lojas não criam empecilhos para o cancelamento. 

A garantia funciona assim: existe a legal, que todos os produtos têm e a contratual, que o fornecedor concede. Todos produtos comuns tem a garantia de NOVENTA dias. Se o produto apresentar algum problema, o fornecedor pode consertar em TRINTA dias, se não fizer ... Aí sim o consumidor pode pedir a troca por um novo ou o dinheiro de volta. Agora bens essenciais, geladeira, colchão ... A troca deve ser imediata.

Respondido ? ;)










Pin It now!

7 comentários:

Lu disse...

Tu já comprou algo pelo Elo7?
Lá o site não se responsabiliza pelos vendedores e também não tem nenhum cadastro deles para fornecer para os compradores caso haja necessidade, quando fazemos o cadastro aceitamos um termo de uso que nem temos como questionar, comprei as lembrancinhas de nascimento do meu bebê, paguei e até hoje não entregaram e nem devolveram o dinheiro fora que o vendedor foi excluído do Elo7 e eu fiquei a ver navios e morri com 258,00!
Triste!
Bjs
Lu

Unknown disse...

Oi !! Tem responsabilidade sim ;)

Elen disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Aninha disse...

Oi Larissa,

Muitissimo obrigada por sua ajuda !!! Enfim, terei que pensar o que fazer.
Um enorme beijo pra voce e tudo de melhor pra voce e pro seu bebezinho.

Unknown disse...

Tive a infeliz idéia de comprar um fogão pela internet. Loja conhecida (PF), produto bom, mas veio com defeito pq no primeiro uso, um dos pinos do acendedor afundou.
Quis trocar pq percebi que nem era tão bom assim e não trocaram! Arrumaram sim, mas não era meu direito trocar, afinal eu compraria outro bem mais caro.
Revoltei e não compro mais nada lá e ainda desaconselho quem for comprar, hump! O PF é uma FRIA, isso sim!

Mãe sem pressa disse...

Oi Larissa, adorei suas orientações, gostaria de te perguntar uma coisa... COmprei uma bomba de leite materno via net na BEbestore.com no dia 11.08 com prazo de entrega de 10 dias, mas até agora nada, posso cancelar a compra ??? eles devem estornar a compra do meu cartao de credito ou sou obrigada a esperar a entrega??? se puder me ajudar...

Natália Cristine Prado disse...

Oi, Larissa, quero desistir de um ar portátil q minha mãe comprou, mas nas lojas americanas diz que podemos nos arrepender se o produto estiver sem indicios de uso e o lacre não estiver rompido... acontece q a caixa foi aberta e tentamos encaixar as coisas como o manual dizia, mas vimos q em casa nao tem como usar. Podemos devolver mesmo assim? Obrigada bjs