Páginas

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Direito do Consumidor




Você sabia que pode desistir, no prazo de sete dias, das compras realizadas fora do estabelecimento empresarial (internet, telefone ou venda domiciliar) ? É o chamado direito ao arrependimento. Não precisa ter justificativa, basta manifestar o arrependimento no prazo legal a contar da entrega do produto.

Art. 49 (Código de Defesa do Consumidor) O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. (Na edição da norma ainda não havia internet, mas vale também)


Se você tiver alguma dúvida sobre direito do consumidor, pode perguntar ! Aprendemos juntos.




Pin It now!

46 comentários:

Tamy disse...

Pior que eu só fiquei sabendo disso mais atualmente. Quando eu era mais nova comprei um celular numa loja da vivo(na epoca top de linha) e veio com um defeito, sabe?
Aí acredita q eles não quiserem trocar por um novo, pq eu tinha desbloqueado na propria vivo? Falaram q eu tinha modificado o celular -.- E tipo ... Hello, aonde tá escrito isso?
O foda foi que fuçando dps o celular, eu achei umas gravações da vendedora mostrando o celular? E fiquei puta q ele veio td zuado pq era de mostruário...
Mas td bem! hehe Passou, sim fui lezada, mas agora não me deixo mais enganar! hehe

Vanessa Claro disse...

Muito bom esse post...beijocas

Luciann disse...

Larissa, sou eu a Lucianna ( da cinta rs...) por favor não esqueça de me mandar por depoimento ou por e-mail seus dados bancarios para eu fazer o depósito do frete!!!!

Desde já MUITOOOOO OBRIGADA ....

Bjossssssssss

Lugreen disse...

Oi Larissa!!

Não pude deixar de comentar!
Amei...trollss,kkkkkk
Menina linda, minha filha fez um video-trabalho para o colegio e usou o texto "O Presente de Insultos", ela estava sofrendo com bullings...
e se você não conhece vale a pena ler, é maravilhoso!
Então, para os Trolls para vida... deixe o presente com eles!
Você é inspiração, e luz !
Sabe que faz parte de muitas das minhas conquistas...
E adorei te ver usando sombras e rimel! Vc fica divina!
Bjux e shalom

Lu disse...

Ahhhhh eu quero...rs
Compramos um No Break com garantia estendida, deu problema e mandamos para a autorizada que deu o prazo de 30 dias que já expirou e a autorizada não tem previsão, disse que a SMS não mandou a peça ainda, ou seja, estamos sem o No break e sem previsão....como pode né?? Estava pensando em ligar na SMS e reclamar...q q tu acha??
Bjssssssssss
Lu

Anônimo disse...

Lari obrigatoriamente quando vc compra um aparelho e ele da defeito ele tem que ser levado na autorizada, ou vc pode exigir a troca?



Danielle

Rosemary disse...

Boa noite Larissa
tudo bem com vc flor ?
Nossa bem interessante esse post nao sabia disso nao amiga que bom que vc posto isso ,assim vc abriu os olhos de muitas pessoas dez o poste
vou estar acompanhando seu blog ele é muito bom e sobre os anonimos isso é recalke flor kkkk nem liga rsrs

Bjitosss

Anônimo disse...

comprei uma impressora e com ela veio um cartucho, só que o este estava vazio, tendo direito a um novo cartucho? ( a mulher da loja disse que eu comprei a impressora e que o cartucho era amostra gratis... logo eu nao teria direito a um novo cartucho... pq cavalo dado nao se olha os dentes?

isso tá errado, né?
onde devo ir?

Anna Williams disse...

No Brasil ainda há muita ignorância sobre direitos do consumidor. Muito bacana seu post e espero que as pessoas aprendam contigo.

gi disse...

nossa, se soubesse disso tinha desistido de uma compra que fiz de um celular em site de compras coletivas, estao me enrolando para entregar o produto, ate hj nada e dizem que tem 30d para entrega...outra coisa, compra de fotos por site coletivo, faz 2 meses, tel da loja nao atende, nao respondem emails e ainda estao com fosots pessoais da gente...
continue fazendo esses posts informativos, #adoro!
bjs
www.gi-vidasaudavel.blogspot.com

gi disse...

nossa, se soubesse disso tinha desistido de uma compra que fiz de um celular em site de compras coletivas, estao me enrolando para entregar o produto, ate hj nada e dizem que tem 30d para entrega...outra coisa, compra de fotos por site coletivo, faz 2 meses, tel da loja nao atende, nao respondem emails e ainda estao com fosots pessoais da gente...
continue fazendo esses posts informativos, #adoro!
bjs
www.gi-vidasaudavel.blogspot.com

Anônimo disse...

Larissa,

Sou advogada tb, mas em outra área! Muito bacana vc se disponibilizar em ajudar as pessoas que frequentam o blog!
Sou anônima, mas pq não tenho conta google ou blog, e entro às vezes 2 vezes por dia, hehe, pq vc é uma fonte de inspiração e tanto!
Pense que se alguém gasta o tempo para criticá-la, deve ser pq vc incomoda mto, né!? ;)

Bjs,

Lúcia

Tia Mimi disse...

Larissa, obrigada pelas dicas e incentivo. Já que vc abriu essa oportunidade, eu gostaria de te perguntar: Se eu quebrar um objeto, sem querer, numa loja, eu tenho que pagar? Obrigada, beijo.

paola disse...

larissa! vc sabe me dizer em que parte do código está escrito que a loja n é obrigada a trocar produtos com defeito?

beijos!

Kary Cunha disse...

Eu assinei um plano de internet com a oi, e demoraram mais de um mês pra ativar (quem me vendeu disse que eram 15 dias) e foi ativado fazem 4 e eu não quero mais, e eles disseram que eu tenho que pagar uma multa de 1000 reais pra cancelar, isso é certo?

Carol disse...

Larissa, tudo bem?

E quando o contrato é assinado no estabelecimento? Existe a necessidade também desses 7 dias? Por exemplo, assinei um contrato de curso de ingles na escola. Tenho direito a arrependimento?

Obrigada

Kary Cunha disse...

larissaaaaaaaaaa
eu vi esse post, liguei pra oi e na msm hora q eu citei esse artigo eles me livraram da multa de 1000 reais! kkkkk MUITO OBG!!!!!!!!!
Se eu te visse na rua ia te dar um abraço kkk

@kary_cunha

te sigo, venho aki todo dia e ja amava seu blog... e agora to amando mais ainda!!!!!!!!!!
kkkkk
beijoooooooo

Carol disse...

Larissa, fico curiosa em saber como vvc se veste, vc poderia tirar fotos do seu visu, não é nesmo? Linda.... Bjinho te admiro muuuuuito...

Veri Meira disse...

Olá Larissa,
Adorei seu blog. Espero que você consiga chegar aonde quer...tanto na forma física quanto na "trabalhista"...hehehe
Alimentação saudável é o que precisamos sempre buscar, claro que não conseguimos 100%...mas sempre deve ser nosso objetivo!
Bom final de semana!

Adeusquilinhos disse...

Aqui na Áustria o prazo é de 14 dias. E acho tao útil!!!

Lu disse...

Larissa,
Sempre fui gordinha, até que resolvi tomar uma iniciativa e mudar minha vida, e consegui. Emagreci 15 kg, com reeducação alimentar, comia até brigadeiro quando me dava vontade, chocolate, massas, comia de tudo, porém obviamente em pouca quantidade. Me sentia linda, auto estima foi a mil. Até que comecei a engodar e esqueci de mim. Engordei 14 kg, mas decidi perder eles e pra sempre dessa vez. Leio sempre seu blog, é dele que me vem a inspiração. Pego várias dicas e coloco em prática. Uma delas é anotar tudo que como, o que fiz de exercicio no dia, e adorei, me anima ver que no dia anterior consegui ir bem. não só de emagrecimento, adoro seu blog. Admiro você pela sua força de vontade, que eu sei muito bem que não é fácil. Você é uma vencedora. Continue com essa força toda que você vai conquistar tudo que quiser. Parabéns!

Nati Gege. disse...

Nossssssssssa adorei a dica!
Não sabia disso!
Aiii se soubesse disso antes! Afff...
Mas agora já tô por dentro, ninguem me engana mais! rsrs

Beijossssss

Phoenix disse...

eu sabia, mas geralmente as empresas não coletam a mercadoria e daí o envio é por nossa conta. Isso é justo???

FABI disse...

TEM VÍDEO NOVO LÁ NO PROJETO EMAGRECER.

http://www.youtube.com/watch?v=-2byXXr7TFw

BEIJOS

Anônimo disse...

lariassa, abriu concurso para promotor de justiça lá no ceará?

vamos que vamos}}}1

bons estudos


abraço

Anee disse...

Larissa!
Há tempos visito o seu blog, porém nunca comentei.
Queria te parabenizar,estudo Direito e luto diariamente para manter o peso sem tempo para nada, tentando conciliar a bagunça rotineira com planos futuros, assim como você.
E para esses cometários anônimos, sorry ,mas se Vão se F****
Beijos e força. ;**

Fabi Sereia disse...

Adorei a materia,valeu ter compartilhado!Bjus

Ana Carolina disse...

Noossa, preciso da sua ajuda!!Me ligaram dizendo que era de sei lá o que da mastercard (eu pensei que fosse pesquisa deles, pq ja tinham me ligado antes da mastercard mesmo)e depois do cara pedir todos os meus dados do cartão de crédito até o código de segurança que ele foi me falar que eu tinha sido aprovada para fazer parte de um plano de descontos de procedimentos dentários de uma clinica da minha cidade, fiquei p* da vida com ele e disse que ele não tinha falado nada daquilo antes de pedir todas as minhas informações.
Mas depois de muito ele insistir fui convencida por telefone depois muito relutar a assinar um plano de descontos de uma clinica dentária e o valor iria ser debitado do meu cartão de crédito. Liguei depois de uma hora (demorei pq tive que sair de casa e não pude ligar) e ficaram de me retornar 2 horas da tarde. Só me retornaram no dia seguinte, eu expliquei que tinha desistido e não queria mais e eu sabia que podia me arrepender (devia ter procurado a lei para ler), mas a moça me disse que eu não fui obrigada a aceitar o contrato e que ela não podia fazer nada. Tive o maior bate boca e fiquei com TANTA RAIVA que quase desliguei o telefone na cara dela! Depois só queria esquecer e nem fui atras da lei! Tem alguma forma de reverter a situação? Estou a fim de ligar de novo só pra dizer a mau caráter que ela é!

Anônimo disse...

relaxem, que ela nao vai responder mesmo hahaha

bj
troll

Anônimo disse...

Ô mal comido(a), vai procurar o que fazer, SEU INFELIZ.

Aline Montenegro disse...

Larissa, é o meu primeiro comentário aqui no blog, mas eu já acompanho há muito tempo! Parabéns pelo seu blog, ele é muito alto astral e informativo.

Anônimo disse...

deixem a lari em paz!
ela escreve e poe o que quiser é muita pretensao de vcs quererem que ela passe 24h respondendo as msgs de vcs. Ela está estudando, correndo atras do sonho dela de ser promotora, continuando a sua dieta. Pq vcs nao fazem o mesmo?
é mt triste vir aqui atras de apoio e ver pessoas se ofendendo por nada... e o que é pior, com insinuações sexuais : "mal comida". entao o sexo virou a reposta para a felicidade da nação? eu hein! então, Vamos nhanhar entao pra ver se o país vai pra frente? eu hein1 é cada fubanga que aparece

Vão estudar seus desocupados! Cultura, isso sim faz alguem feliz
outra: se conselho fosse bom nao era dado, era vendido!
VAMOS ESTUDAR!

Anônimo disse...

Ô cabeção aí de cima! Eu xiguei o mal comido (troll) que fica irritando aqui. Tomei as dores alheias.

Heeelllooo!

Anônimo disse...

Ela posta materia de dir do consumidor, que sabe que vai gerar um monte de perguntas e da o cú como resposta!!!
Carol/SP

Anônimo disse...

Hahahahahha.

A galera tá baixando o nível!

Anônimo disse...

Isso aqui tá muito melhor que a reprise da novela o Clone.
Não perco um capítulo...huahuahahuahuahauauha

Anônimo disse...

O clone é muito. Tá mais pra novela mexicana mesmo.

Anônimo disse...

Eu acho que é a usurpadora. Paola e Paulinha Bracho. huahauahuaha

"Algo me diz que o Troll é a dona do Blog (LARISSA). Acredito que ela quer dar uma movimentada na vida, na dieta, na balança, no próprio blog e fica fazendo aqui o papel de Anjo e demoninho. Já pensaram nisso? " (VOTO 9)

Anônimo disse...

MEU DEUS que coisa horrorosa está isso aqui!! Larissa apareça um blog tão bacana está virando isso, já que toco no assunto dê a sua opinião sobre esses barracos, ou vc simplismente vai fingi que isso não está acontecendo?
LAMENTAVEL!!!!

Anônimo disse...

lamentavel mesmo...
gente por favor tenham respeito com a lari.
Se vcs nao gostam/curtem não entrem no site, mas nao fiquem com brincadeiras de péssimo gosto.
Se fosse o blog de vcs vcs gostariam disso?
a menina deve está estudando. eu como concurseira sei que está tendo concurso para juiz/promotor de justiça. vao procurar fazer algo de util para fazer.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Cacau Peres disse...

Oi, Larissa! Tudo bem? É a Cacau, que era do RJ, que te enviou a canga de Copacabana... Preciso muito falar com você. Por favor, não publique o comentário. É que não tinha outra forma de falar com você (acho que não tenho mais seu email). Eu agora moro em SP e sou gerente de marketing de um estúdio de Yoga. Na verdade, ele é o maior do país. E tive uma ideia bacana. De fazermos uma parceria que acho que te ajudará bastante, não só a continuar firme no seu processo de emagrecimento mas como também te deixar mais centrada e menos ansiosa. Entra em contato comigo para eu te explicar melhor a proposta? cgp.rio@gmail.com. Um beijo!

Bia Pereira disse...

E Lari, voltando a estudar!!! Parabéns..... Você é uma inspiração para mim por nunca parar.... Só estou sentindo falta de suas postagens, mas a vida segue. Força e muitas dicas para nós.....

Bia Pereira

Bia Pereira disse...

E Lari, voltando a estudar!!! Parabéns..... Você é uma inspiração para mim por nunca parar.... Só estou sentindo falta de suas postagens, mas a vida segue. Força e muitas dicas para nós.....

Bia Pereira

fernandavt disse...

Estou sentindo falta da Larissa!!, depois q começou o curso, sumiu!!! volta miga!!! precisamos muitooooooo de vc por aqui!!

Linda disse...

Nossa...bacana isso.
Quer dizer, bacana do ponto de vista "consumidor", porque deve ser meio torturante para as empresas viverem à disposição das mudanças de humor dos clientes e ainda ter lei que defenda isso.
De qualquer forma, é bom saber.
Um abraço!