sexta-feira, 1 de julho de 2011

Não disse ?

Emagreça mais mantendo um diário sobre a sua dieta 



Manter um diário da dieta, anotando tudo o que se come, é mais um artifício que ajuda na redução de peso. A eficácia dessa técnica foi comprovada por uma pesquisa feita nos Estados Unidos. O estudo revelou que quem registra os alimentos que ingere emagrece em dobro. No Brasil, a técnica é também recomendada por profissionais ligados à saúde alimentar. "Quando anotamos o que comemos, prestamos mais atenção em nossas escolhas. Assim, podemos reduzir o consumo calórico diário. Essa queda pode chegar a 30%", diz a nutricionista Ligia Henriques. A falta de uma ideia real do total de comida ingerida durante o dia acontece porque a memória tende a ser seletiva quando se trata de pequenas porções. Um docinho que um colega ofereceu, uma bolacha que você mastigou enquanto fechava um relatório e um refrigerante que tomou ao longo da tarde não costumam entrar na conta das calorias ingeridas.Tudo isso deve estar registrado no diário. Como o objetivo é corrigir equívocos na alimentação e eliminá-los na sequência, o ideal é que você anote em detalhes o que come e bebe. Dentre as anotações devem estar informações como quantas vezes por dia você ingeriu algo, os horários, as quantidades e as sensações relacionadas a cada refeição - se estava com fome antes ou não, se comeu rápido ou devagar, se estava sozinha ou acompanhada, se foi em um lugar tranquilo ou cheio de gente, se ficou satisfeita ou cheia demais etc. Colocar o seu peso, não necessariamente diariamente, mas de vez em quando, também é uma boa saída para controlá-lo. Além disso, caso goste de escrever, você pode estender os assuntos para questões emocionais, que estão quase sempre relacionadas com o sucesso dos regimes.De acordo com a pesquisa americana, o diário não precisa necessariamente ser feito em um caderno. Somente o ato de registrar o que você comeu, seja em um post-it, em um email enviado para você mesma ou até em um SMS, pode ser suficiente. O essencial é ser disciplinada para não esquecer nada e sincera para não burlar as regras.

A vantagem de manter o controle organizado é que, eventualmente, você pode levá-lo para seu nutricionista analisar. "O profissional consegue extrair informações importantes. É um excelente instrumento para orientar o paciente através dos erros e acertos. Eu sempre calculo o registro e sugiro substituições", conta Ligia.

É bom lembrar que monitorar o que come não é um pré-requisito para emagrecer e, sim, um instrumento. Se você consegue controlar mentalmente seus hábitos alimentares, escrever cada item que ingere pode ser um incômodo extra no mar de preocupações que dietas, inevitavelmente, trazem.

(Fonte: Yahoo Beleza e Saúde)

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17 comentários:

Bruxa do 203 disse...

Eu achei um pouco incômodo, mas quero tentar de novo. Quem sabe se dá certo.

Negra Bella disse...

Larissa

Estava pensando sobre isso quando li o seu post.

Vou colocar em prática, depois te conto.

Um grande beijo!!!

Fique com Deus

Carol disse...

Larissa
Vou tentar fazer isso, às vezes dá uma preguicinha e vou tentar fotografar também os pratos, como vc faz!!!
Beijão

Deslocar disse...

Não gosto de escrever o que como, acho uma chatice. Mas concordo que surte o efeito desejado (no meu caso vergonha de ler o tanto que comi).

Quero perguntar, em qual clínica fez sua cirurgia plástica?

Abs,
Milena

Cristiane disse...

Olá. Estou estreando meu blog e tô acompanhando o seu pra pegar umas dicas e também pra me animar. O meu ainda tá em construção rsrsrs. Adorei seu espaço.
http://meu-novo-ano.blogspot.com/

Carlinha disse...

O problema só é lembrar sempre de anotar, estou pensando em tentar!

Rosy disse...

Manter um diário é muito bom mesmo, vc consegue se controlar melhor na dieta e consegue ver quando se passou na alimentação.
bjus

umaoutra disse...

e a receita da torta de frango?

*aguando*

Sol Repaginando disse...

Foi por isso que criei o solnamedidacerta.blogspot.com
Quero muita companhia para conseguir chegar na minha meta!
Comecei hoje!!!
Adoro o seu blog!
bjs
Sol
http://solnamedidacerta.blogspot.com

Ana Paula Almeida disse...

O diário ajuda bastante
A gente começa a prestar a atenção e fica claro porque muitas vezes não alcançamos os resultados esperados. É uma ótima oportunidade para descobrir e tomar alguma atitudade para mudar.

Ana Paula
http://paulemagrecendo.blogspot.com

Alexandra W. disse...

Oi Larissa,
Há alguns anos atras eu usei um programa que calcula calorias (ingeridas e queimadas) e mantem um historico diario e percebi que emagreci bem. Há alguns dias instalei esse programa novamente e percebo q fica bem mais facil controlar minha alimentação com a ajuda dessa ferramenta.
Bj

Letícia disse...

Olà Larissa... fiquei tão feliz quando abri o blog e vi o post sobre a notícia do yahoo que te envie!!!


Que bom que vc leu... =D

Ana disse...

Alexandra, qual é esse programa? Fiquei curiosa!

Sara disse...

eu por enquanto só tiro foto mas tenho todas as fotos guardadas da alimentação ;)

beijinho e bom domingo light *

Brigitte disse...

Larissa , adoro quando vc escreve sobre a sua rotina de estudos , sou estudante de Direito e me inspiro quando vc fala dos seus sonhos de se tornar promotora. Acho o máximo!

Nah disse...

eu sempre começo e nao consigo terminar as anotações ! putzz espero q dessa vez eu vá longe! beijos

Julieee disse...

Oi Larissa, tudo bem? Estou há muito, muito, muito tempo longe da internet.. culpa daqueles probleminhas que tiram nosso sono e nossa saúde =\
Mas qdo voltei vim logo te ver e notei que seu blog mudou, vc conta mais coisas de vc desde o começo.. vc recomeçou o blog? Ou tá tudo normalzinho e eu que entendi errado?
Em tempo: seu blog nao deixou de ser mto legal ;-)
bjaoooo