terça-feira, 21 de maio de 2013

Mandioca

Gente. Para fazer mandioca frita é preciso cozinhar a mandioca antes, mas só um pouquinho ou cozinhar mesmo na panela de pressão ?

Pin It now!

22 comentários:

Anônimo disse...

Tem que cozinhar antes.

Danicat disse...

Eu cozinho primeiro na panela se a mandioca for boa nem precisa de pressão....depois deixo gelar ou congelar p/ poder fritar. Não pode cozinhar e logo em seguida fritar que não dá certo...deixa gelar primeiro ok

Gisele disse...

Cozinhe na agua com sal ate ficar macia. Na panela de pressão é mais rápido, mas pode ser cozida normalmente na panela

Gisele disse...

Obs: eu não gelo ela depois não, frito morninha mesmo.

Eliane Pessoa/RJ disse...

Eu cozinho na panela, coloco na água sal, alho e um tiquinhozinhooo de pimenta do reino. Se o aipim for bom, cozinha rapidinho... Mas, como vc pretende fritar, nem precisa ser bom, é até melhor que seja um aipim durinho, pq esses ficam ótimos p/ fritar... Eu tiro eles da água, deixo esfriar (que automaticamente seca a umidade) e frito... Mas eu gostei da dica lá em cima sobre congelar antes, embora nunca tenha feito isso (o máximo que já fiz, foi colocar na geladeira em potinhos). ;)

Eliane Pessoa/RJ disse...

Aproveitando o gancho, quando vc for fazer bobó de camarão, bata o aipim cru no liquidificador antes... e depois coloque p/ cozinhar... Eu achei que toda mulher soubesse disso, mas descobri que uma amiga cozinhava antes, amassava e fazia como se fosse purê... DÁ MUITOOOOOOO MAIS TRABALHO E FICA EMBOLOTADO. Então, no caso de bobó (ou caldos) o ideal é bater, triturar e cozinhar depois... Beijoooo!!!!!

Eliane Pessoa/RJ disse...

Meninas, "Eu achei que toda mulher soubesse disso", segundo minha mãe aqui ao lado, soou preconceituoso... Desculpem!! Não foi essa a intenção... É que eu zuei muito a minha amiga ao vê-la ralando tanto p/ fazer um panelão de bobó esse final de semana... hehehehhhh...

Anônimo disse...

Larissa,

Precisa cozinhar antes. Pode ser na panela de pressão ou não. Em todo o caso, você tem que colocar água na panela, para que cubra a mandioca, e o sal (pouquinho). Se você fizer na panela de pressão, é mais rápido, mas tem que tomar cuidado na hora de abrir a panela.
Nem toda mandioca fica boa para fritar.
Para fritar, eu prefiro aquelas que desmancham. Bato um ovo cru num prato, como se fosse fazer omelete, coloco mais um pouquinho de sal e passo levemente pedaços da mandioca nisto. Retiro a mandioca desta mistura e frito em óleo bem quente... Muito óleo...
Fica bem gostos, mas é meio calórico.
Se você não fritar, fica light, mas perde um pouco da graça.

Garota Anônima.

Anônimo disse...

pode cozinhar a mandioca com casca ou tem realmente de descascar?

Amanda Arena disse...

Concordo com a resposta acima... cozinho na pressão e é melhor deixar de um dia pro outro na geladeira, antes de fritar! Prá evitar a fritura, propriamente dita, gosto de fazer com manteiga ou margarina, numa panela antiaderente, salpicando também pimenta-do-reino e/ou cebolinha picadinha. Demora um pouco mas, cria casquinha e fica uma delícia... Bjos, parabéns pelo blog, sempre!

Ariadna disse...

Aqui em casa fritamos direto e não cozinhamos..

Anônimo disse...

Eu cozinho no micro. Rápido e fica sequinha.

Helô

Unknown disse...

o segrego é cozinhar bem pra ela ficar bem cremosa por dentro e fritar no óleo bem quente pra ficar crocante por fora... hummmmm

Cláudia disse...

Eu faço uma receitinha bem gostosinha... Cozinho bem cozidinha, bem molinha, amasso com o garfo ou passo no espremedor, depois faço uma bola (como se fosse um pão) tiro os bocadinhos e faço cobrinhas (tipo nhoc, mas não corto) passo pelo ovo, pelo parmesão e frito. Delícia! Fica uma casquinha crocantinha por fora e cremozinha por dentro!
Qdo quero mais light faço sem ovo e sem parmesão.
Bjo.

Meu emagrecimento disse...

Tu cozinha na panela de pressão.
Em vez de fritar dá para assar.
Fica muito bom e saudável.
É só por os pedaços na forma, acrescenta uma colher de óleo mistura e por no forno.
Fica de olho, quando começar a dourar retira e acrescenta sal.
Beijinhos

Anônimo disse...

Desculpe lá, Larissa, mas isto parece me mal para quem está de dieta. rs

Anônimo disse...

Eu tbém cozinho na panela de pressão com sal, porque gosto dela bem molinha. Depois dou uma gratinada com margarina qualy... fica muito bom ;)

Miriã

Carol Barros disse...

Minha mãe não cozinha, frita ela crua e fica ótima, mais sequinha do que quando cozida primeiro.

Débora/Go disse...

Larissa, eu cozinho antes e deixo esfriar...A mandioca tem um sabor levemente amargo. Há que goste, eu prefiro sem esse amargo e para isso, misturo um pouco de sal e açúcar para dar uma equilibrada, pois somente o sal, deixa a mandioca mais amarga ainda. Experimente!

Anônimo disse...

Repassei pra minha lista de contatos o que aprendi sobre mandioca frita aqui na página de comments e uma das boas respostas que recebi foi:

"Há muitos anos eu faço mandioca no forno, exatamente dessa forma. Corto em palitos e deixo dourar bem. É uma delícia!! Claro que frita é bem mais gostosa..., mas pra quem não quer comer muita fritura, é uma boa opção, e dá pra enganar bem. -- Outra coisa que costumo fazer, é pegar cenoura, batatinha, cará, vagem, etc. e fazer o mesmo procedimento.

Coloque óleo, sal e alecrim. Não precisa colocar papel alumínio. Deixe assar e dourar. Você nem imagina como a cenoura (não vejo muita graça em cenoura) fica deliciosa!!! Faça isso, depois me conte.”
Cheia de Graça

Anônimo disse...

Conheça todos os hábitos e passos para um emagrecimento real e verdadeiro

http://www.cursosinterativa.blogspot.com.br/2013/05/emagrecer-de-vez.html

Tina disse...

Eu cozinho bastante primeiro. Senão ela fica dura e seca depois de frita.